CV de Artista

Ana Paula Lima

Desde sempre que tenho memórias de desenhar e colorir. Estas atividades foram as que sempre me elevaram para o irreal, para os mundos paralelos aos da vida diária e rotineira.

No entanto, a escrita, as línguas, a história, a matemática e as ciências em geral também eram apelativas e fascinantes.

Licenciei-me em Engenharia Civil pela FEUP — Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1989, trabalhei como engenheira civil 28 anos (de 1989 a 2017) e fiz uma pós graduação em Gestão Avançada na PBS — Porto Business School em 2010. Mas sempre, e em paralelo, o estudo e a prática de artes plásticas, além de outras matérias que me interessavam e importavam.

Durante 3 anos (1995 a 1998)  frequentei a Associação Portuguesa de Joalharia  de Autor da Joalheira Margarida Pimentel.

Fiz ainda um curso de Escrita Criativa, em Serralves, com Richard Zimler em 2012.

Com a maturidade, percebi que teria de enveredar por um caminho sério nas artes plásticas e de 2011  a esta data, a minha formação nesta área intensifica-se, cada vez mais seriamente com um percurso académico na FBAUP — Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e ainda mais formações fora do âmbito da lecionação desta faculdade. Procurei todos os professores, ouvi-os e ouço-os a todos.

Comecei com 4 anos de atelier de aprendizagem de técnicas básicas de pintura no extinto ZZ atelier com Ana Cristina Pinto e Alexandre Melo, entre 2006 e 2010.

Fiz a minha primeira formação na FBAUP, em 2010, com introdução à serigrafia com António Coelho.

Em 2011 fiz formação em moldes e resinas no Espaço João Pedro Rodrigues e em 2014, neste mesmo espaço, fiz um curso de cerâmica intensivo e aprendizagem de pintura tradicional japonesa.

Em 2012 e 2014 mais formação com  Ninoska Trillo de cerâmica e azulejaria.

Na galeria e atelier Olga Santos, fiz workshops de modelo nu com Milewski e introdução à aguarela.

Em 2015, workshops e oficinas: em Serralves com João Maia (desenho), no Espaço de Artes com Ana Maria Costa (pastel seco).

Entre 2016 e 2018 fiz intensivamente cerâmica na oficina Brâmica com Teresa Branco e 2019 com Pedro Santos. 

Na FBAUP, desde 2014 até hoje, em Formação Continua, concluí  27 formações nas mais diversas vertentes (pintura e desenho na sua maioria e ainda moldes, têxteis, papier máchê, investigação visual, cinema, escrita de teses, ilustração, mercado de arte contemporânea) sendo 6 anuais, 4 semestrais e as restantes 17 com duração entre 2 a 4 meses.

Ainda na FBAUP, como aluna extraordinária, entre 2017 a 2023 concluí 11 unidades curriculares semestrais de licenciatura.

Entretanto, com a consistência que fui conseguindo com trabalho e estudo, realizei 3 exposições individuais no Porto (entre 2015 e 2022) e 27 exposições coletivas nos mais diversos lugares em Portugal: Porto, Chaves, Vila Nova de Famalicão, Ermesinde, Braga, Póvoa de Varzim, Arouca, Arcos de Valdevez, Vila Real, Alfândega da Fé, Mogadouro, Figueira da Foz, Vila Nova de Foz Côa, S. João da Pesqueira, Cinfães, Régua, Aveiro e ainda em Santander (Espanha) e Rennes (França), entre 2007 e 2022.